Espaço de diálogos e de construções políticas


Proponho esse Blog como espaço de debate entre socialistas.
Ele tem um referencial comum: o livro “Socialismo e Democracia”.
(Referencial não significa ‘consenso comum’, mas somente um ponto inicial, de partida).
Parte da necessidade de ter um meio e espaço de comunicação para pensar, discutir, construir, no cotidiano, o socialismo no Brasil.
Discutir o socialismo em várias dimensões: seu significado, seu sentido atual, mas também sua concretização cultural e política.
Nascido dentro da experiência da militância socialista no PSB, não se restringe a militantes desse partido.

Entendo o Blog como espaço virtual de comunicação, de discussão e de educação coletiva.
Entendo o Blog também como espaço de ação política. Constato que no PSB, por exemplo, muitos militantes – não só de base, mas também dirigentes, deputados, senadores, governadores, - atuam de forma desconexa entre si, com pouca comunicação, pouca interatividade e pouca articulação. O objetivo do Blog é contribuir para diminuir distâncias, criar comunicação, construir propostas que poderão ajudar a fazer do partido um instrumento de construção do socialismo não somente cultural, mas também institucional. O PSB está caminhando nessa direção: no seminário nacional de dezembro de 2010 deu importantes passos para estruturar formas de interação entre os governos dirigidos pelos companheiros do PSB.

Contribuir: essa é uma palavra-chave desse Blog.

 A estrutura do Blog que proponho deve ser participativa.
No Blog vamos dividir responsabilidades:
1. A discussão central, sobre socialismo e democracia, que pretendo coordenar, espero seja compartilhada por todas as pessoas que estão interessadas na reflexão, enviando contribuições, indicando leituras, propondo temas, sugerindo dinâmicas, etc.
2. Os temas específicos – Direitos humanos, educação, reforma política, questão ecológica, etc. – terão a coordenação de equipes que aceitam essa tarefa e se identificam com os temas. Peço aos interessados que se manifestem.
3. Se os trabalhos derem certo e acharmos que vale a pena, poderemos publicar seus resultados em cadernos temáticos. Por isso fica combinado desde já que quem participar e contribuir, aceita ceder suas contribuições para que, eventualmente, sejam publicadas, ressalvado o direito de serem citados como autores das contribuições.

Tenho como preocupações básicas:
- Construir, não destruir;
- dialogar, não contestar;
- propor, não derrubar;
- refletir, não ensinar;
- sonhar juntos, não iludir;
- caminhar, não atropelar;
- crescer, não esvanecer;
.......sabendo que a realidade não é utopia, e a utopia é força para transformar a realidade.

Proposta inicial:

  1. Para participar do Blog, convido cada pessoa a ler o livro “Socialismo e Democracia” e enviar, pelo e-mail, uma sinopse crítica, ou algo parecido.
  2. Enviar seu contato eletrônico e outros para se comunicar.
  3. Comunicar seus interesses, sua adesão, em quais áreas gostaria contribuir, suas disponibilidades e sugestões para melhorar esse espaço de diálogos.



Tema principal: Socialismo e democracia.

Inicialmente acho que podemos começar com um tema mensal para discussão.
O primeiro tema que proponho é:
O que significa ser democráticos na perspectiva socialista?

Outros temas (sugestão inicial):
  1. Direitos humanos
  2. Formação socialista
  3. O partido
  4. A reforma do Estado
  5. A reforma Política
  6. A reforma da educação
  7. O sistema de saúde
  8. A reforma agrária
  9. A reforma urbana
  10. Ecologia e sustentabilidade
  11. outros...


Esses temas não são definitivos, não são colocados na forma de prioridades, podem mudar de nomenclatura: a plataforma do Blog estará sempre em construção e são bem vindas todas as sugestões.
Gostaria, porém, que no primeiro semestre de 2011 pudéssemos definir os principais temas, e definir as equipes que se propõem coordenar cada tema.





Um comentário:

  1. Adriano Sandri, parabéns pelo livro, na verdade, como você definiu, pelo menos entendi dessa forma, parabéns pela representação sintese de suas experiencias como ser humano no formato textual. Quanto a esse mecanismo, gostaria de dividir uma provocação, aliás feita por você mesmo no livro: como provocar, ou sensibilizar militantes socialistas a assumir mais do que uma contra-narrativa, mas práticas cotidianas socialistas se a preocupação central dos partidos, inclusive do PSB, é a gestão técnica e racionalizada da política como algo centralizado no Estado?

    ResponderExcluir